Diferença de chás e infusões
Leia até o fim!
![Diferença de chás e infusão Diferença de chás e infusão](https://janaregis.com.br/wp-content/uploads/2023/05/imagens-de-capa-do-blog-13-1.jpg)
Você deve estar se perguntando: a Jana falou falou de chás, mas não falou sobre o modo de preparo.
Então vamos completar essa informação.
Você sabia que faz diferença a maneira como você prepara seu chá ou infusão, no que diz respeito à forma como absorvemos os compostos bioativos da planta?
Para extrairmos esses compostos da forma correta precisamos, primeiro, saber de que planta se trata, pois é a partir das suas características que decidiremos qual o método de preparo adequado.
Usamos o método de decocção, ou seja, consumimos na forma de chá, as partes rígidas como as cascas, raízes, caules e sementes.
Enquanto preparamos na forma de infusão as folhas, frutos e flores.
Infusão nada mais é que adicionar água fervente, mas inferior a 100C, sobre a planta triturada e mantê-la em um recipiente fechado por 5 a 10 minutos.
São exemplos de plantas que devem seguir esse modo de preparo: chá verde, camomila, hibisco, hortelã, erva-doce, entre outras.
Na decocção extraímos os bioativos através da fervura, que deve durar pelo menos 10 minutos.
São exemplos: mulungu, gengibre, casca de romã, entre outras.
A observação ao método é importante porque quando fervemos plantas sensíveis acabamos por perder suas propriedades, enquanto se fizermos infusão de plantas rígidas não conseguiremos extraí-las.
Aprenda também
[ebook]
Sobremesas Deliciosas
![Sobremesas](https://janaregis.com.br/wp-content/uploads/2023/02/jana_doces_fotos-1.jpeg)
Para ter acesso basta tocar no botão abaixo e adquirir o seu livro de receitas.
0 Comments