Função da Saliva
Leia até o fim!
![Função da Saliva Função da Saliva](https://janaregis.com.br/wp-content/uploads/2023/06/imagens-de-capa-do-blog.jpg)
A saliva nada mais é que sangue filtrado, em que os glóbulos vermelhos ficam retidos nas nossas veias, mas o cálcio, os hormônios e os anticorpos do sistema imunológico permanecem no sangue e chegam à saliva através dele.
As substâncias calcárias nela presentes são responsáveis por endurecer o esmalte dos dentes.
Além de substância calcificantes, podem produzir substâncias analgésicas, inclusive com poder de analgesia muito mais forte que a morfina – chama-se opiorfina, e foi descoberta em 2006.
Ao mastigarmos, liberamos mais dessas substâncias, por isso quando estamos com a gargante inflamada a dor é amenizada após nos alimentarmos, e feridas na boca doem menos.
A saliva, além de proteger da dor, também é responsável por proteger a sensível cavidade bucal de bactérias ruins, através das mucinas, que envolvem nossos dentes e gengiva com uma rede protetora. A bactérias ficam presas nessa rede antes de nos atacar.
À noite, quando dormimos, produzimos menos saliva, deixando nossa boca mais vulnerável ao ataque das bactérias – por isso muitas pessoas têm mau hálito ou dor na garganta ao acordar.
Sendo assim, a higiene bucal antes de dormir e ao acordar é um hábito não só saudável, como inteligente.
Desse modo iniciamos a noite com um número menor de micróbios e, ao acordar, antes de nos alimentarmos, a higiene também é fundamental para que nós não ingiramos as bactérias que se acumularam em nossa boca durante a noite.
Aqui eu costumo usar o raspador de língua de cobre, pois esse metal é conhecido por sua atividade anti-microbiana. Ele limpa melhor que a escova de dentes e é super prático de incluir na rotina.
Fonte: “O discreto charme do intestino.” – Giulia Enders
Aprenda também
[ebook]
Sobremesa Deliciosas
![Sobremesas Brigadeiro sem leite condensado](https://janaregis.com.br/wp-content/uploads/2023/02/jana_doces_fotos-1.jpeg)
Para ter acesso basta tocar no botão abaixo e adquirir o seu livro de receitas.
0 Comments