Maio 29, 2023
Já ouviu falar em nutrigenômica?

Já ouviu falar em nutrigenomica?

Leia até o fim!

Já ouviu falar em nutrigenômica?

Segundo o Dr. William W. Li, está havendo uma revolução no modo de enxergar a nutrição, considerando a nutrigenômica, a neurociência e a nutrição comportamental.

Vamos começar falando sobre a nutrigenômica.

Trata-se de uma ciência, que estuda como a alimentação interage com a genética, ou seja, estuda-se como os alimentos que consumimos conversam com os nosso genes.

Conforme o autor, O DNA é um material fixo e determinado para a vida inteira, mas, apesar disso,  nossos genes se expressam de maneiras diferentes no nosso metabolismo ao longo da vida.

E a forma como essa expressão se dá é muito sensível ao meio em que estamos inseridos, e isso inclui: alimentação, atividade física, estresse, poluição, entre outros. 

O autor, para trazer clareza sobre o assunto, utiliza-se da frase: “os genes carregam a arma e o meio ambiente puxa o gatilho”.

E, segundo ele, a Alimentação é o principal fator ambiental na modulação da expressão gênica.”

Por isso que eu sou tão apaixonada por alimentação, eu acredito de verdade que a forma como nos alimentamos é capaz de transformar nossas vidas. <3

Essa nova ciência está demonstrando que ninguém é igual e que não é possível saber de maneira exata o que um indivíduo precisa para atingir sua saúde máxima, ou seja, o que funciona para mim, pode não funcionar para você.

Por isso é tão importante a análise individualizada.

E por isso eu bato na tecla, que mesmo alimentos saudáveis, podem não ser bons para todos, como os FODMAPs, que falei a respeito em posts anteriores.

A nutrigenômica mostra isto: cada indivíduo responde aos alimentos de forma diferente, em razão do seu metabolismo.

O mais importante, para mim, a respeito dessa ciência é a informação de que nosso DNA não é nosso destino.

Isso é um choque de realidade naqueles que gostam de dizer: “é minha genética!”.

Temos a possibilidade de melhorar nosso estilo de vida para sermos a melhor versão de nós mesmos, apesar dos nossos genes.

Então, minha dica é: apegue-se aos fatores que você pode mudar: meio ambiente, poluição, sono, medicamentos, estilo de vida e, principalmente, ALIMENTAÇÃO, influenciando, dessa forma, a expressão dos seus genes.

Aprenda também

;

[ebook]

Sopas saborosas que saciam.

Acabe com a TPM

Para ter acesso basta tocar no botão abaixo e adquirir o seu livro de receitas.

joao.alberto.f1

0 Comments

Related Post



Importância de lavar cereais, leguminosas e oleaginosasS

Importancia de lavar cereais leguminosas e oleaginosasLeia até o fim!Você sabia que a vigilância sanitária permite, em norma, que haja um certo percentual limite de sujidades presentes nos alimentos embalados. Considerado não prejudicial à saúde do indivíduo que o...

Você sabe ler a lista de ingredientes dos PRODUTOS?

Você sabe ler a lista de ingredientes dos produtos que compra?Leia até o fim!Ela se encaixa perfeitamente para vários produtos industrializados que se vendem como saudáveis, fit, sem açúcar, sem glúten e sem lactose na embalagem. Mas ao abrirmos e analisarmos bem o...

Quais os benefícios da Germinação de Grãos?

Quais os benefícios da Germinação de Grãos?Leia até o fim!Como eu disse no post anterior, o alimento na fase da germinação está em sua potência máxima, em que o nascimento está se consolidando Trata-se do ponto de maior vitalidade do ciclo da vida de uma planta, por...